Uma História para ser lembrada
Chegamos aqui, em dezembro de 1964, onde havia um ponto de pregação em um vagão de trem, que ficava parado na estação do Salgado Filho, na estrada de ferro da Central do Brasil, onde morava uma família crente.
Pregamos ali algumas vezes, eu e meu cunhado João Vieira Rosa. Logo depois passamos a nos reunir na casa do irmão Francisco Cândido de Lima, onde iniciamos a Escola Bíblica Dominical tendo como superintendente o irmão João Rosa.
Naquele mesmo ano (1965), transferimos o ponto de pregação para a casa do irmão João Rosa, na Rua Santo Antônio, bairro Nova Cintra. Naquela época já havia algumas famílias apoiando o trabalho. Eram as famílias dos irmãos João Cândido, João Rosa, José Ferreira, Elias Felismino, Anterino, Lavina Matieli, Alvim Machado, Alvim de Paula, Samuel Valim, Carolina, José Carlos e Ezequiel Soares.
Diante do bom número de irmãos, tomamos a iniciativa de organizar a Escola Bíblica Dominical. Reunimos em um domingo e nomeamos como superintendente o irmão José Ferreira e vice-superintendente o irmão Anterino; para secretária Marly Rosa e para tesoureira Sebastiana Cândida de Lima. Para professores, João Rosa e Elias Felismino.
Foi um trabalho que iniciou com pessoas humildes, vindas do interior, mas havia muito amor, oração, união e dedicação na obra do Senhor. A preocupação era com o crescimento e a conversão das almas a Cristo. Nestas alturas (1966) a Quinta Igreja Presbiteriana tomou conhecimento do trabalho que estava sendo realizado e o Conselho daquela Igreja nomeou uma Comissão para acompanhar os irmãos e apoiá-los. O Pastor na época era o Rev. Josafá Xavier Siqueira. Faziam parte da Comissão os seguintes irmãos: Enoque Pastor Salomé, Elói Oliveira e Tavinho. Através desta comissão foram adquiridos dois terrenos no bairro Nova Cintra, os quais por falta de documentos, tornaram sem efeito as compras e perdemos o dinheiro investido naqueles lotes. Depois adquirimos com muita luta, através de campanhas e empréstimos, o terreno onde foi erguido nosso primeiro templo que depois tornou-se o Salão da Mocidade, à rua Epaminondas Otoni 305, Vista Alegre.
Em 24 de Setembro de 1967 organizou-se a congregação Presbiterial, sendo o seu presidente o Rev. Josafá e o vice-presidente Elias Felismino. Com a doença do Rev. Josafá, tivemos que assumir a responsabilidade de todos os trabalhos. Os problemas que surgiam eram levados ao Conselho da Quinta Igreja por meu intermédio como vice-presidente da congregação.
Em 17 de março de 1968 a Congregação foi organizada em Igreja. O Presbitério Belo Horizonte nomeou a seguinte Comissão organizadora: Relator Rev. Paulo Freire e os Presbíteros Altair Ribeiro Soares e Doutor Silas César. A Igreja foi organizada com 224 membros comungantes e com 208 não comungantes formando um total de 432. É bom ressaltar que a Sétima Igreja teve seu início com pessoas simples e pastores humildes, mas que merecem toda simpatia e consideração.
*Histórico da Sétima Igreja escrito pelo Presbítero Elias Felismino da Silva (in memoriam) em 17.02.1990 – Adaptado*
Ao longo dos anos os frutos deste trabalho foram surgindo. Pontos de pregação se tornaram igrejas, vidas foram alcançadas e almas resgatadas.
Desde muito cedo a Igreja procurou fazer a diferença para a comunidade. Ainda na década de 80, quando pouco se falava em ação social, a Sétima Igreja já dava os primeiros passos no que é hoje um dos projetos sociais mais bem-conceituados da Igreja Presbiteriana em Belo Horizonte, decisão do Conselho da época e tendo a participação da Visão Mundial, começava ali o trabalho que mudaria a vida de muitas crianças do bairro. Hoje a Ação Social Filadélfia, desenvolve um trabalho reconhecido por todos como fundamental para nossa região, atendendo em torno de 500 crianças através da Creche Pingo D’água na Educação Infantil de 03 a 05 anos e do Centro Estudantil João Calvino (Escola Integrada) atendendo crianças e pré-adolescentes dos 06 aos 14 anos, sem esquecer o foco no chamado a evangelização.
Ao olharmos para a história podemos ver quanto a graça de Deus se fez presente na vida da nossa Igreja. Mesmo em meio às dificuldades e problemas o desejo de estar juntos e de cumprir a vontade do Pai, sempre foi marca desta igreja e assim, rompemos barreiras.
Através de campanhas, compramos os lotes onde hoje estão o templo e o prédio de Educação Religiosa, nosso primeiro órgão (instrumento musical) e os bancos do antigo templo. A UMP adquiriu um violão, um baixo e um retroprojetor. Em mutirão, foram construídos o primeiro templo (pavilhão) e o segundo templo.
Juntos, choramos as perdas de irmãos queridos, buscamos forças, nos consolamos, superamos tragédias, divisões e como Igreja, nesses 50 anos, comemoramos muitas vitórias e bênçãos derramadas pelo nosso bondoso Deus. Desafios foram vencidos, obstáculos foram transpostos na certeza de que as mãos do Senhor Jesus estiveram sobre nós em todo tempo, nos guiando e nos conduzindo em triunfo.
Diante das dificuldades do presente século, a Sétima Igreja continua buscando em suas raízes e origens, a identidade que sempre a acompanhou, ser uma igreja acolhedora, evangelística, preocupada e atenta às responsabilidades sociais que a envolve, mas acima de tudo sendo uma igreja bíblica, coluna e baluarte da justiça, seguindo em amor e crescendo naquele que é o cabeça, Cristo; pregando ao mundo que a salvação é somente através de Jesus, assim como a sua palavra nos diz no livro de Atos dos Apóstolos 4:12 , "E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos."
Do vagão de trem até os dias de hoje, muitas coisas aconteceram! Ao olharmos para a história podemos observar tudo o que Deus fez por nós, somos convidados ainda a contemplar todo o processo de crescimento tendo a certeza que tudo ocorreu mediante a provisão do nosso Deus, que levantou homem simples, sabedores de suas limitações e fraquezas, mas que reconheciam que sem a graça do Senhor seria impossível alcançar almas, plantar igrejas e serem verdadeiros bandeirantes do evangelho. O Reino de Deus é formado pelos humildes, por aqueles que aprenderam a perseverar na fé em Cristo, mesmo diante de injustiças, ofensas e desencorajamentos. Isso nos permite dizer: “Até aqui nos ajudou o Senhor.” (1 Samuel 7:12)
Galeria de Fotos
Veja abaixo algumas imagens que registram a história da nossa igreja.
Sobre a nossa igreja
Conheça mais ou se comunique com a nossa igreja acessando os links abaixo:
Conheça a liderança pastoral Envie-nos uma mensagem